Notícias

XXIII EDIÇÃO - 2023/2024 "50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia

O Colégio Teresiano parabeniza as alunas Ana João Furtado e Caetana Cardoso, do 6.º ano pela conquista do primeiro e terceiro prémios da XXIII Edição do Concurso Artistas Digitais, bem como a todos os alunos que participaram, demonstrando uma enorme criatividade!

O júri nacional, reunido no dia 25/11/2024, decidiu distinguir, na categoria do 2.º CEB, os trabalhos dos seguintes alunos:

– 1.º Lugar: Ana João Vaz Furtado, 10 anos, do Colégio Teresiano de Braga, orientada por Sandra Ribeiro;

– 3.º Lugar: Caetana de Almeida Cardoso, 10 anos, do Colégio Teresiano de Braga, orientada por Sandra Ribeiro;

Parabéns aos premiados e a todos os que concorreram, pois, o maior ganho é o que aprendemos ao participar.


Desde 2001 que alunos, professores, educadores e encarregados de educação, são desafiados, na perspetiva da promoção da utilização criativa da tecnologia, através da elaboração de desenhos digitais, no computador, sobre os mais diversos temas. Nesse sentido, tem sido dado particular relevância às temáticas relativas aos valores (amizade, liberdade, família, ética desportiva, etc.) ou à expressão gráfica de uma ideia sobre o mundo real ou imaginário em que vivemos (o que quero para a minha escola, o meu super-herói, uma cidade num planeta distante, etc.) com destaque para temáticas ligadas à Escola e ao quotidiano escolar.

A edição do ano letivo 2023/2024 do concurso Artistas Digitais, a XXIII, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, propôs o tema "50 anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia" para todas as categorias do concurso (Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos).


Comemorou-se os 50 anos de um dos momentos mais importantes da história contemporânea de Portugal, a também chamada “Revolução dos Cravos”, que marcou o fim de quase outros tantos 50 anos, em que Portugal e os portugueses viveram sob um regime opressivo de uma ditadura.

Esta revolução, liderada por oficiais do exército, permitiu-nos iniciar uma nova era em liberdade e democracia. O país de então está diferente, mais moderno, aberto ao mundo, à europa e às ex-colónias, e progrediu em diversas áreas, desde a educação, à saúde, à economia, à justiça, à tecnologia, sendo hoje um exemplo de democracia consolidada.

No entanto, os desafios perduram, tornando-se fulcral ter a consciência de que a manutenção desta liberdade e democracia requer o exercício pleno da cidadania, através de uma participação ativa na sua construção, como uma obra em constante reformulação e adaptação a um futuro abstrato, que consolida o desejo de continuarmos a melhorar respeitando as nossas memórias.

O tema para a XXIII edição dos Artistas Digitais decorre da ideia de conhecer o 25 de abril de “hoje”, sob o lema “Liberdade e Democracia”, através dos olhos de uma geração que não viveu diretamente esse dia, lançando um conjunto de questões orientadoras no sentido de enquadrar o contexto expressivo, mas não limitativas da temática e imaginação dos artistas.

Assim, quando pensamos em liberdade e democracia, falamos da mesma liberdade e democracia que norteou os agentes da “revolução dos cravos”. Os alunos fizeram uma reflexão sobre:

  • De que forma vivemos este dia passados quase 50 anos?

  • Que liberdade é esta?

  • Que significado lhe atribuímos?

  • Existe mais liberdade e democracia para além desta?

  • Qual é a cor da democracia hoje?

  • Ela tem som?

  • Sente-se? Cheira a quê?

Passados 50 anos após a revolução de abril de 1974, afigura-se um momento oportuno para nos debruçarmos sobre este momento relevante da história política e social recente.

Pretendemos que a participação neste concurso fosse promotora de uma  reflexão dos mais novos, dos seus pais e avós em torno do tema proposto, com vista à sensibilização dos mais jovens para o significado e importância do 25 de abril na construção da nossa sociedade.

Os desenhos digitais abordaram a temática recorrendo a um software de edição de imagem.

Os desenhos vencedores serão premiados com equipamentos tecnológicos ou vales de compras, livros, diplomas e um troféu.