A ação pastoral impregna toda a vida do colégio e não apenas o explicitamente religioso. O sentido pastoral, que vivemos no Colégio, leva-nos a concretizar o Evangelho nas tarefas quotidianas, decisões e atividades propostas.

Um Colégio em pastoral é um Colégio que procura viver o Evangelho naquilo que faz, propõe e vive.

A pastoral ajuda a criança a ser consciente da presença de Deus na sua vida e a ser capaz de anunciar a Boa Notícia do Evangelho. A educação religiosa e as atividades pastorais pretendem ajudar a fazer a opção por Jesus e pelo Evangelho e que esta opção seja fruto da liberdade pessoal. Por isso, proporcionam-se atividades e relações do Centro para o desenvolvimento da inteligência espiritual dentro do currículo de cada área, a capacidade de interiorização e silêncio, o valor das relações, a sensibilidade e o compromisso com a justiça, a paz, a cooperação, a ajuda mútua entre todos, e a relação com a comunidade eclesial mais próxima (paróquia, diocese…).

O Quarto de Hora de Oração, que se realiza diariamente em todos os colégios teresianos do mundo, é um legado irrenunciável de Henrique de Ossó.