Indiana Jones e a Grande Cruzada

Com os objetivos de consolidar as aprendizagens dos alunos relacionadas com os conteúdos, levar os alunos a um contacto direto com a realidade do século I d.C., desenvolver o espírito de observação e de investigação nos alunos e consciencializar os alunos para a memória dos acontecimentos históricos internacionais e para os acontecimentos políticos atuais, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas do Colégio Teresiano de Braga decidiu organizar a visualização e exploração do filme ‘Indiana Jones e a Grande Cruzada’ entre 04 e 08 de fevereiro de 2019.

Centrado na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, o Cristianismo teve uma rápida difusão por todo o Império Romano.

Perseguidos pelas autoridades romanas, os cristãos capturados eram mortos por crucificação, queimados ou lançados às feras no coliseu.

Contudo, e quando a conversão atinge pessoas de camadas sociais superiores, as autoridades romanas alteram a sua postura (o imperador Constantino, através do ‘Édito de Milão’ em 313, decretou a liberdade religiosa em todo o império, enquanto o imperador Teodósio, através do ‘Édito de Tessalónica’ em 380, decretou mesmo o Cristianismo como a religião oficial do Império Romano).

A história mostra-nos que Jesus Cristo foi uma inspiração para a humanidade e responsável por um legado extraordinário (no início do século XXI, o Cristianismo contava 2,3 biliões de fiéis, representando cerca de 1/3 da população mundial).

Professor Leandro Silva