Medidas adicionais ao plano de contingência COVID-19

Posto isto, a Direção do Colégio Teresiano sente que tem de fazer algo face ao alarme social que existe na nossa comunidade educativa. Neste caso, decidimos manter o Colégio aberto, anunciando que, a partir do dia 13 de março (inclusive) ...

Exmos. Pais/Encarregados de Educação,

São bastantes os pais/encarregados de educação que têm vindo a manifestar a sua preocupação com a propagação do COVID- 19.

Em comunicado, o Conselho Nacional de Saúde Pública afirmou ontem, dia 11 de março, que “só se justifica o encerramento total ou parcial de estabelecimentos públicos, privados ou sociais de qualquer nível de ensino, por determinação expressa das autoridades de saúde”.

Posto isto, a Direção do Colégio Teresiano sente que tem de fazer algo face ao alarme social que existe na nossa comunidade educativa. Neste caso, decidimos manter o Colégio aberto, anunciando que, a partir do dia 13 de março (inclusive):

1. os alunos que não comparecerem no Colégio, invocando o encarregado de educação receio de contágio do COVID-19, têm as faltas justificadas;
  2. as atividades letivas vão incidir sobre a consolidação de conhecimentos e/ou outras atividades, mas não haverá avaliação de alunos (as fichas de avaliação estão suspensas), nem haverá introdução de matérias novas;
  3. os serviços do Colégio continuam abertos à comunidade educativa, com o cumprimento rigoroso de todas as regras de segurança nos termos previstos no Plano de Contingência e as instruções que forem sendo dadas pelas autoridades de saúde;
  4. esta opção mantém-se até nova ordem da Direção do Colégio, que faz um acompanhamento diário do evoluir da situação e está em permanente contacto com as autoridades de saúde.

Refira-se que a opção dos pais/encarregados de educação pela não presença dos filhos no Colégio deve ser um ato de responsabilidade, pelo que deve ficar claro que não se trata de férias, mas de isolamento social.

Pedimos, ainda, a vossa colaboração e compreensão para o facto de, na entrega dos alunos e no final do dia, os acompanhantes permaneçam o mínimo de tempo possível no interior do Colégio.

A terminar, recordamos que o momento que vivemos é, por natureza, uma situação em constante desenvolvimento. A evolução da pandemia pode levar a alterações ao parecer das autoridades de saúde em qualquer momento. Poderá, ou não, haver decisões políticas que impliquem um reajustamento da nossa ação. Se for o caso, voltaremos a contactar-vos.

Com os melhores cumprimentos,

A Direção.