Font Size

Menu Style

Cpanel

Início de Ano Letivo…Com a “ Força de um Sonho”…

01O Ano Letivo 2014 – 2015 do Colégio Teresiano teve início no dia 1 de setembro com os trabalhos de preparação da receção aos alunos. As comemorações do V centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus, que culminarão com uma peregrinação a Ávila nos dias 25 e 26 de julho de 2015, envolverão todos os projetos do presente ano letivo. No dia 15 de outubro, como habitualmente, o Dia de Santa Teresa será assinalado com uma Eucaristia e atividades relacionadas com a vida e obra da padroeira. O dia 28 de março, dia de aniversário do nascimento de Santa Teresa, será comemorado com celebrações em todas as comunidades cuja padroeira é Santa Teresa.

02Neste sentido, os docentes do Colégio iniciaram o ano letivo com uma formação Carismática, orientada pela Irmã Amélia Martins, Delegada Provincial da Educação, que assentou nas figuras de Santa Teresa e Santo Henrique de Ossó onde, para além de se aprofundar o conhecimento já adquirido da vida e obra da conhecida como "Doutora da Igreja", foi apresentada uma reflexão baseada na sua grande obra "As Moradas". Esta formação teve como principal objetivo imbuir os docentes do Colégio do ideal Teresiano para que transmitam, de forma mais profunda, aos alunos a sua doutrina e os seus valores. Frases da autoria de Santo Henrique de Ossó, fundador da ordem das Teresianas e grande estudioso e seguidor de Santa Teresa, serão o lema das várias turmas: "Deveis trabalhar constantemente para expandir, manter e animar as obras Teresianas"; "Que se possa dizer da Família teresiana o que se dizia de Santa Teresa: que passamos pelo mundo a fazer o bem"; " Trabalhai, com todo o empenho, para adquirir sólidas qualidades como as que a nossa Santa Teresa nos deixou"...

Nos dias 10 e 11 de outubro decorreu a receção aos alunos dos segundo e terceiro ciclos num clima de animação e boa disposição. Aos Diretores de Turma coube a tarefa de reforçar, nas respetivas turmas, o simbolismo do lema "A Força de um Sonho" e a importância dos valores da "Esperança", "Entusiasmo", "Sinceridade" e "Amabilidade", que serão o pilar da atuação de toda a comunidade educativa ao longo do ano letivo.

03No dia 26 de setembro decorreu a eleição dos Delegados e Subdelegados das turmas do 5º ao 9º ano. Cada turma teve a oportunidade de, numa atitude responsável e democrática, escolher os seus representantes.

A Professora Anabela Soares

Página Inicial O Teresiano Memórias Destaques Início de Ano Letivo…Com a “ Força de um Sonho”…