Font Size

Menu Style

Cpanel

Laços Cor de Rosa

image1O Colégio Teresiano, associando-se à Associação "Laços Cor de Rosa", apoia entusiasticamente a sua causa, uma nobre iniciativa em prol do serviço de pediatria do IPO do Porto. Desde a portaria principal ao hall do Pré Escolar, existem latas para os Pais e familiares, onde podem deixar o seu donativo, enquanto que as crianças têm outras "latinhas solidárias", nas salas, para se sentirem parte deste projeto tão repleto de carinho, direcionado a todas as crianças internadas no IPO.

Ler Mais ...Laços Cor de Rosa

Projeto Science on Stage - 4ºB

4No dia 30 de abril de 2016, houve um evento nacional de pré-seleção para o Festival Europeu 2017 Science on Stage, na Hungria. Professores de biologia, química, física, geologia, matemática e informática (até ao 12.º ano letivo), Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo do ensino básico foram convidados a participar.

Um grupo de alunos do 4.º B, a convite da própria organização, esteve presente.

Ler Mais ...Projeto Science on Stage - 4ºB

Dia Mundial da Alimentação

IMG 1801Foi no dia 16 de outubro o Dia Mundial da Alimentação, e o 3.º ano C não ficou para trás.

Depois de aprendermos um pouco mais sobre a Alimentação Saudável, lemos umas quadras bem giras. Mas o melhor estava para vir.
No nosso fim de tarde, confecionamos uma receita especial e muito divertida.

Com simples ingredientes como pão de forma, queijinho, umas amêndoas e bolinhas de cereais, conseguimos fazer um "Pequeno Almoço" diferente.

Ler Mais... Dia Mundial da Alimentação

Os nossos momentos de reflexão

foto5À semelhança do ano letivo anterior, a nossa professora lançou-nos o desafio de sermos nós os responsáveis por alguns dos momentos de reflexão da manhã.

No ano passado, trouxemos algumas orações para ler e rezar ou livros e revistas católicos que tínhamos em casa para ler e interpretar.

Mas, agora, já estamos maiores e já nos sentimos mais à vontade para esta tarefa tão exigente! Então, as semanas têm ficado preenchidas, umas atrás das outras, com tantos colegas a quererem participar individualmente, a pares ou mesmos em pequenos grupos.

Ler Mais ...Os nossos momentos de reflexão

A Tartaruga do Duarte!

1No outro dia tivemos um visita engraçada na nossa sala de aula...a tartaruga do Duarte! Já antes tínhamos tido a honra de receber o coelhinho do Eduardo.

Ambos passaram o dia connosco e assim pudemos observar o seu comportamento e aprender, através dos seus donos, aquilo que eles gostam de comer e fazer.

Ler Mais... A Tartaruga do Duarte!

Santa Teresa com o 4º B e o 5º B

1No dia 15 de outubro, dia de Santa Teresa, a nossa turma do 4º B foi ter com a turma do 5º B para partilhar com os colegas umas quadras que escrevemos sobre a nossa padroeira.

Preparámos o trabalho uns dias antes: escrevendo as quadras, pintando uns desenhos e decidindo quem ia apresentar o trabalho, quando chegássemos à sala da professora Anabela.

Ler Mais ...Santa Teresa com o 4º B e o 5º B

A Nossa Estufa

5Desde há uma semana atrás que o nosso amigo Bernardo nos trouxe uma experiência fantástica! Trouxe-nos uma pequena estufa de plástico, onde vamos observar o crescimento e a evolução de diferentes plantas.

Sendo assim, tivemos de ir buscar uma ótima terra lá fora, que colocámos em pequenos vasos. Depois, plantámos diferentes sementes: feijão, girassol, linhaça, milho, etc.

Ler Mais... A Nossa Estufa

1ºC: Apadrinhamento

DSCN003518 de setembro, dia do apadrinhamento dos alunos do 1.º ano pelos alunos do 4.º.

Foi um momento muito emotivo, uma vez que o valor da amizade foi fortemente vivido.

Assim sendo, os padrinhos do quarto ano presentearam os seus afilhados, e respetivas professoras, com uma bonita canção sobre o tema da amizade.

No final da cerimónia, todos puderam degustar de um delicioso lanche que as turmas do quarto ano prepararam, com a ajuda indispensável das auxiliares, para os novos membros do 1.º ciclo.

Ler Mais ...1ºC: Apadrinhamento

Início da Catequese

06Deu início, no dia 30 de setembro no Colégio Teresiano, a catequese para as crianças do 1.º, 2.º e 3.º anos de escolaridade do 1.º ciclo.

Numa celebração orientada pela Professora Isabel Costa as crianças e as respetivas catequistas reuniram-se na capela do Colégio para falar com Jesus e falar de Jesus. Focou-se a importância de Jesus na vida de cada enquanto guia e na vontade crescente de sermos como Ele – "Outro Jesus na Terra", tal como o foram Santa Teresa e Santo Henrique de Ossó.

Ler Mais... Início da Catequese

Dia Mundial da Música (2015)

DSCN0129Crescer em Si e em Mim com alegria, ritmo e harmonia.

Foi com este sentimento que todo o 1.º ciclo comemorou o Dia Mundial da Música.

Para que o momento fosse mais festivo, convidámos um grupo de cavaquinhos que gentilmente aceitou o nosso convite.

Este dia é comemorado desde 1975, tendo sido oficializado pelo International Music Council. Esta organização pretendia promover os valores da amizade e da paz através desta maravilhosa arte, a música.

Read more: Dia Mundial da Música (2015)

Projeto "Padrinhos de um sonho"

foto3Na sequência do projeto "Padrinhos de um sonho" no qual temos vindo a participar motivados por uma encarregada de educação, recebemos uma carta que nos foi escrita por um dos nossos afilhados.

Como no ano letivo que passou fizemos uma grande campanha de angariação de fundos para que meninos de Moçambique pudesssem estudar, um deles preocupou-se em enviar-nos uma carta a agradecer e a contar-nos uma pequena parte da sua história de vida. Este menino chama-se Varelia Jefule Joni e tem 14 anos. Explicou-nos que anda no 8º ano, num colégio interno e que o seu sonho é ser professor. Agradeceu imenso a ajuda que lhe demos, prometendo escrever-nos mais vezes.

Ler Mais... Projeto "Padrinhos de um sonho"

Relembrar 2011 ... Viver 2015

DSCN0072O tempo não para e tudo avança rapidamente. Porém, a amizade e o carinho que nutro por todos os meus alunos e por aqueles que já o foram, não para de aumentar.

Obrigada a todos os meus meninos e meninas, por fazerem parte da minha vida.

Gosto muito de todos vós!

Read more: Relembrar 2011 ... Viver 2015

Dia Internacional do Idoso e Dia Mundial da Música

02Dia 1 de outubro celebramos o Dia Internacional do Idoso e o Dia Mundial da Música, nada melhor que comemorar estas duas festividades de uma vez só!

Entoámos uma canção dedicada a todos os idosos que encantam a vida das crianças, especialmente dedicada aos nossos avós que, com amor, sorrisos e companheirismo, encantam a nossa vida.

Ler Mais... Dia Internacional do Idoso e Dia Mundial da Música

1ºB: O primeiro dia de aulas

DSCN0004Após as merecidas férias de que todos necessitam, um novo ano se inicia e tudo está preparado para receber as personagens principais desta narrativa que agora começa.

Sejam bem-vindos, queridos alunos!

 

 

 

 

Ler Mais ...1ºB: O primeiro dia de aulas

Árvore de Sonhos - 1º Ciclo

01Um regresso recheado de desejos!

 

 

Ler Mais... Árvore de Sonhos - 1º Ciclo

Primeira Comunhão

IMG 1051Realizou-se no passado dia 17 de maio a Primeira Comunhão dos alunos do 3.º ano.

Foi um momento marcante na Vida Cristã destas crianças que receberam, pela primeira vez, o corpo de Jesus Cristo na Hóstia Sagrada.

Os alunos do 3.º ano C realizaram algumas entrevistas aos seus familiares e vice versa, partilhando as suas opiniões e histórias.

Ler Mais... Primeira Comunhão

Visita à Fábrica Continental Mabor

01No dia 23 de maio, fomos visitar uma fábrica chamada CONTINENTAL MABOR. Esta fábrica situa-se em Famalicão, por isso fomos de autocarro.

A viagem foi fixe porque me diverti mas estava ansioso por chegar.

Quando entrámos, fomos muito bem recebidos por uma equipa de pessoas que estavam à nossa espera. De seguida, fomos para uma sala onde vimos os ingredientes para se fazerem pneus. Os pneus são feitos como se fossem bolos. Os ingredientes são borracha natural, borracha sintética ou artificial, negro de fumo, sílica, polímero, enxofre e óleos. Tocamos em vários tipos de borracha e numa miniatura de um pneu. O engenheiro que nos falou sobre este assunto fê-lo muito bem e todos nós ficamos a saber como se fazem os pneus.

Ler Mais... Visita à Fábrica Continental Mabor

Braga Romana

DSC03893No passado dia 21 de maio, os alunos do 1.º e 3.º ano participaram no desfile da Braga Romana.

Com muita alegria, enchemos a cidade de meninos e meninas trajados a rigor, entoando gritos de louvor a César, o Imperador Romano.

Foi uma manhã bem divertida.

Ler Mais... Braga Romana

Festa do Perdão - 26 de Abril

P4260470Mais uma etapa se aproxima, na vida cristã das nossas crianças teresianas, a realização da sua 1.ª Comunhão. Nesse sentido, o Colégio realizou a Festa do Perdão, para estarmos em total harmonia com Jesus e em Jesus.

Assim sendo, quisemos saber como é que esta cerimónia foi vivida e sentida através dos olhos de uma criança e de um pai.

Ler Mais... Festa do Perdão - 26 de Abril

Festa do Perdão - 3º Ano

03Celebrou-se no dia 2 de maio de 2015 a Festa do Perdão. Esta festa serve para nós nos prepararmos para a Primeira Comunhão.

Cheguei ao Colégio Teresiano às 14:00 e já estavam presentes muitas crianças e os pais. Vi a professora e catequista Marta, a irmã Isabel, a irmã Conceição e os meus colegas.

Entrei na capela e deu-se início à celebração.

Começou de uma forma bonita, alguns meninos fizeram a dramatização da parábola do Filho Pródigo. Esta representação ensinou-me que os nossos pais terrestres e o nosso pai do Céu que é Deus têm sempre a porta de casa aberta e a do seu coração para os seus filhos, mesmo quando pecamos dão-nos sempre uma nova oportunidade e ajudam-nos com uma palavra amiga para nos tornarmos pessoas melhores.

Read more: Festa do Perdão - 3º Ano

Lenda do Galo de Barcelos

DSC028963 de Maio é o feriado municipal de Barcelos, um dos concelhos de Braga. Nesse sentido, foi proposto aos alunos do 3.º C que pesquisassem a lenda do Galo de Barcelos e a apresentassem à turma, assim como realizassem a sua ilustração.

Lenda do Galo de Barcelos

Há muitos, muitos anos houve um crime em Barcelinhos que nunca se descobriu quem o seu autor. Até que certo dia, um peregrino galego que se dirigia para Santiago parou para descansar naquela terra e, nessa noite foi acusado de ter sido ele a cometer o crime. Foi levado à presença do juiz que o mandou prender e levar à forca.

Ler Mais... Lenda do Galo de Barcelos

Correio de parede - 3ºB

correio6Neste segundo período começámos, na nossa sala de aula, uma atividade que adoramos! Esta atividade chama-se correio de parede e foi-nos proposta pela Dra. Filipa Costa.

Como se pode ver pelas fotografias, temos envelopes personalizados pendurados na parede e, ao longo da semana, vamos trocando mensagens entre colegas. Em todas as sextas-feiras, recolhemos os envelopes e, todos satisfeitos, vemos o que cada um de nós recebeu. Até a professora tem o seu próprio envelope e troca mensagens com os seus alunos!

É fantástico receber desenhos, origamis, caricaturas, encontrar surpresas com as quais não estávamos à espera, ler as mensagens que nos escrevem, etc.

Alunos 3º B

Ler Mais... Correio de parede - 3ºB

Dia da Mãe

DSC02793Dedicatórias realizadas pelos alunos do 3.º C para as suas queridas mães.

A Mãe é o meu lugar de conforto.
É a luz que me guia o caminho.
Gosto muito dela.
e por ela tenho muito carinho.
Foi ela que me criou
Ela do mal me salva.
Cheio de alegria
Ter com ela, eu vou. (Rui Costa)

Ler Mais... Dia da Mãe

O nosso presépio - 3ºB

presépio1Neste Natal metemos mãos à obra e decorámos a entrada do 1º ciclo com um presépio. Pintámos as figuras mais importantes, construímos uma manjedoura, recortámos várias estrelas e o resultado foi este!

Alunos 3º B

Read more: O nosso presépio - 3ºB

Revolução de Abril

DSC02794Este ano, Portugal comemora 40 anos de Liberdade, de Democracia... Nesse sentido, a turma do 3.º C quis celebrar este feito, através da ilustração do símbolo da Revolução de Abril, o cravo.

Mas o que representa esta revolução para as gerações mais novas, designadamente para os alunos do 3.º C?
Eis as suas opiniões:

Ler Mais... Revolução de Abril

Óculos Mágicos - 3ºB

óculos1A pedido da nossa professora de Educação Moral e Religiosa Católica, a Professora e Irmã Conceição, fizemos estes óculos mágicos!

Com eles conseguimos ver o mundo com outros olhos. É verdade! Se não acreditam, venham experimentá-los!

Alunos 3º B

Read more: Óculos Mágicos - 3ºB

Como fazer pasta de dentes caseira

DSC02552No âmbito do 5.º Curso Pri-Sci-Net de Formação para Professores Ciências dos 3 aos 11 – Atividades Experimentais de Física e Química, formação que as professoras titulares Renata Sousa e Lúcia Simões frequentaram, as turmas do 2.º B e 3.º C respetivamente, realizaram nos dias 20 e 21 de março, a atividade experimental: "Como fazer pasta de dentes caseira?".

Ler Mais... Como fazer pasta de dentes caseira

Concurso sobre Santa Teresa - 3ºAno

IMG 1763À tarde, ainda em ambiente de festa, os alunos do 3º ano puseram à prova todos os conhecimentos sobre Santa Teresa, participando num concurso de perguntas e respostas. Todos deram provas que Santa Teresa e os seus feitos marcam as suas vidas. Alegrámos também este momento com músicas alusivas ao dia e apreciámos ainda os desenhos e as pinturas, feitos com carinho por cada criança.

 

 

Ler Mais... Concurso sobre Santa Teresa - 3ºAno

Lenços dos Namorados

DSC02781No dia 24 de abril, as turmas do 3.º ano assistiram a uma apresentação sobre a tradição dos Lenços dos Namorados. Esta foi realizada pela Dra. Teresa Costa, que trabalha na ADERE – Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho, a convite da aluna Eva Amorim Faria do 3.º A.

Ficámos a saber que a tradição dos Lenços dos Namorados é característica da Região do Minho e remonta ao século XVII. Estes eram bordados mediante o gosto de cada rapariga, servindo para transmitir os sentimentos afetivos em relação ao rapaz por quem estava interessada, oferecendo-lhe no fim da missa dominical. Se o escolhido aceitasse o pedido, colocava-o ao pescoço como sinal de compromisso.

Ler Mais... Lenços dos Namorados

Dia Santa Teresa - 1ºCiclo

hDia 15 de Outubro foi um dia de festa no nosso colégio. O 1º ciclo uniu-se e fez uma bonita celebração na capela com a participação de todos, recordando Santa Teresa.

 

 

Ler Mais... Dia Santa Teresa - 1ºCiclo

O Dia do Meu Pai

DSC0249719 de março é um dia muito importante para todos, principalmente para todas as crianças, pois é o dia dedicado a todos os Pais.

Nesse sentido, os alunos do 3.ºC, para além de lembrança que todo o 1.º ciclo ofereceu ao seu pai, dedicam um poema a todos os pais, em especial ao seu.

Ler Mais... O Dia do Meu Pai