Font Size

Menu Style

Cpanel

Karaté

2013-01Com o avanço do entretenimento eletrónico, cada vez mais os jovens não estão a obter exercício suficiente, não estão a adquirir habilidades de movimento fundamentais e estão a sofrer dos efeitos do peso em excesso ou pior; a obesidade. Temos que mudar os nossos hábitos de vida começando com um aumento na atividade física em idades mais jovens.

No Karaté temos a Alfabetização Motora! Precisamente para respeitar as várias fases do desenvolvimento da criança.

O que é a Alfabetização Motora?

É o desenvolvimento de competências de movimentos fundamentais e competências físicas que permitem que uma criança se movimente com confiança e controle as várias situações físicas. Também inclui a habilidade de "ler" o que se passa no seu ambiente e reagir apropriadamente a esses acontecimentos.

2013-03

Crianças 3-6 Começar

O estado criança ativa apoia-se na aprendizagem das habilidades motoras básicas através do jogo, a atividade física é essencial ao desenvolvimento são e harmonioso da criança.

Desenvolvimento das funções cerebrais, da coordenação, da motricidade geral, das atitudes sociais, da inteligência emocional e da imaginação; ajuda as crianças a aprender a mover-se habilmente e a gostar de ser ativas, a atividade física deve ser divertida e fazer parte integrante da vida quotidiana da criança. Quando participam nos jogos, aprendem a associar o jogo e o prazer à atividade física. Isto permite-lhes criar facilmente um reportório motor de habilidades físicas e técnicas.

2013-06

Crianças 7-9 Aquisições básicas karaté

Durante este estado, as habilidades motoras gerais a desenvolver compreendem a agilidade, o equilíbrio, a coordenação e a velocidade. Como correr, saltar, lançar, apanhar, passar, rematar e atirar com bola são igualmente habilidades a desenvolver. As crianças devem ser encorajadas a participar num largo número de jogos e de atividades que lhes permitam desenvolver essas habilidades. O ambiente de treino deve ser agradável e divertido para sustentar o seu interesse; este estado debruça-se sobre o desenvolvimento dessas habilidades gerais. O domínio das mesmas melhora e facilita a aquisição das habilidades próprias do Karaté. Nos estados subsequentes deste modelo, o ideal será a criança dominar as habilidades gerais no fim do estado.

Crianças 10-13 Aquisições especificas karaté .

Este estado continua a suportar o desenvolvimento das habilidades motoras gerais e de base do Karaté. Nesta fase as crianças devem praticar mais as diferentes técnicas do Karaté a fim de reforçar as habilidades motoras gerais adquiridas no estado anterior.

O desenvolvimento da coordenação é agora prioritário, pois este estado apresenta-se como fase sensível para o mesmo. O desenvolvimento da coordenação motora demonstra-se indispensável para o seu desenvolvimento a longo prazo.

É igualmente importante reconhecer que este estado acentua-se sobre o treino e o domínio das técnicas e das habilidades de Karaté, quanto mais o atleta progride neste estado, mais se identifica o talento através da prática das habilidades específicas do Karaté.

Assim sendo podemos dizer que o Karaté oferece as seguintes vantagens:

Valor educativo O Karaté é uma atividade de forte componente educativa que contribui para a formação e desenvolvimento integral da criança, favorecendo o relacionamento com outras crianças e facilitando o seu processo de integração social. Paralelamente, favorece a compreensão e aceitação das normas comunitárias, promove autodisciplina, o respeito para com os outros, para consigo mesmo e fomenta hábitos de conduta positivos para a saúde.

Desenvolvimento da inteligência

A prática regular e prolongada do Karaté, ao estimular a capacidade de concentração, favorece a aquisição de mecanismos de memorização que aparecem vinculados á aprendizagem de tarefas motoras com posterior utilidade no âmbito escolar.

Segurança pessoal

O Karaté constitui-se como um sistema eficaz de defesa pessoal que, canalizando a agressividade, proporciona auto controle, segurança e confiança ao praticante. Este aspeto reveste-se de alguma importância no contexto social atual.

Educação física

O Karaté tem um valor reconhecido como método de otimização do desenvolvimento psicomotor e melhoramento da condição física, favorecendo o incremento das diferentes capacidades.

Em conclusão, podemos dizer que o valor formativo e educativo do Karaté é praticamente ilimitado, podendo e devendo acompanhar o indivíduo ao longo da sua vida.

 foto02 foto03

 

CicloQuinta

CicloSegunda

PreSegunda

Sensei Vicente Quintas