Font Size

Menu Style

Cpanel

GIRA VOLEI

giravolei03No Voleibol, a complexidade do jogo aliada às dificuldades que advém do próprio regulamento e às dificuldades técnicas e à metodologia de abordagem pouco motivadora, podem constituir sérios entraves à sua aprendizagem.

Porém, é inegável que o Voleibol possui ingredientes enriquecedores do vocabulário motor da criança constituindo um meio formativo por excelência e é precisamente nesta linha de entendimento que surge o Projeto Gira-Volei, enquanto perspetiva de abordagem do jogo, e que sem deixar de contemplar a estrutura basilar do jogo de Voleibol, não deixa, de constituir uma forma divertida da prática desportiva, promovendo o papel pedagógico do jogo que é a obtenção de êxito e prazer nas crianças.

O projeto foi inicializado em 1998 pela Federação Portuguesa de Voleibol, entidade máxima da modalidade no país, com cerca de 70 centros e conta neste momento com mais de 1500 espalhados por todo o país.

giravolei01

É um jogo de iniciação à modalidade destinada aos jovens com idades compreendidas entre os 8 e 15 anos, onde o jogo simplificado (2x2) e a utilização do passe constroem um jogo fácil, divertido e competitivo arrastando consigo milhares de jovens.

giravolei06

Vantagens do jogo Gira-Volei:

Enquanto jogo condicionado no número e nas dimensões promove um maior número de contactos com a bola, criando condições para a criança aplicar as habilidades técnicas;

O facto de serem dois jogadores obriga a uma maior atenção e uma intervenção mais ativa, melhorando a dinâmica de jogo e as relações de cooperação, tal facto incentiva a adoção de uma atitude dinâmica e participativa;

O passe possui argumentos técnicos singulares potenciadores da aprendizagem dos fundamentos de jogo, assim como constitui a técnica que mais facilita o contacto com a bola;

Objetivos do Clube Gira-Volei no Colégio

  • - Promover o desenvolvimento físico e geral de uma forma equilibrada e harmoniosa
  • - Desenvolver deslocamentos e análise de trajetória na utilização do passe.
  • - Trazer o Voleibol ao Colégio, permitindo desta forma que todos os jovens vivenciem a modalidade suscitando interesse e paixão pela mesma.
  • - Proporcionar oportunidades para que as crianças e jovens possam viver experiências agradáveis, fazer novos amigos, aprender novas habilidades, adquirir hábitos de autodisciplina e aprender a cooperar e a competir com lealdade.

Atividades do Cube Gira-Volei do Colégio

Os Centros Gira-Volei têm atividade permanente ao longo da época.

  • - Treinos e competições locais (sextas-feiras entre as 13:15h e as 13:55h)
  • - Encontro Regional (junho): Participarão os vencedores das competições locais.
  • - Encontro Nacional (junho): Participarão os vencedores das Fases Regionais.

O Clube Gira-Volei do Colégio vai já no seu 3º ano de funcionamento tendo no ano anterior alcançado dois terceiros lugares no Encontro Regional e apurado duas duplas que foram competir com os melhores a nível nacional.
Este ano o Clube estará em atividade todas as sextas-feiras no Ginásio do Colégio.
Aparece e vem fazer parte do nosso Clube Gira-Volei!

giravolei05 giravolei02

Clube GIRA VOLEI