Font Size

Menu Style

Cpanel

DAR@língua e EQUAmat

equamatEstamos Lá! O Projeto Matemática Ensino – PmatE - é um Projeto de Investigação e Desenvolvimento, com origem no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, que nasceu em 1989. No seu início, teve como principal objetivo criar nos alunos o gosto pelas matemáticas escolares. Atualmente, considera-se um projeto de vanguarda, na medida em que começou a desenvolver ferramentas informáticas e conteúdos em diversas áreas do saber.

 

O Projeto PmatE tem desenvolvido desde 1990 uma plataforma de ensino assistido por computador, atualmente disponível apenas na Internet, abrangendo os vários graus de ensino, do Básico ao Superior.

Os programas têm sido desenvolvidos, quer no modo de competição, quer no modo formativo (diagnóstico e treino). Estes programas são instrumentos de apoio à aprendizagem e ao ensino e têm como objetivo básico e transversal o aumento ou a criação de gosto pela matemática, pelo português e pelas restantes áreas do saber. O Colégio Teresiano abraçou este projeto no ano letivo 2011/2012, levando à competição nacional duas turmas do 7º ano. Neste ano letivo, irão competir a nível nacional representantes das turmas do 7º e do 8º ano. As provas de eliminatória realizam-se internamente, onde são apurados os alunos que irão participar nas competições nacionais, na Universidade de Aveiro, no dia 23 de abril de 2013.

O PmatE é um evento que pretende unir tecnologicamente as escolas, apesar da sua separação geográfica. O mote desta união são as competições nacionais em rede, que visam criar um elo de ligação entre diferentes escolas, em prol de um objetivo comum: a promoção do sucesso escolar.

Departamentos de Línguas e Ciências Exatas e da Natureza