Font Size

Menu Style

Cpanel

Projeto Delta

desta...uma perspetiva interdisciplinar entre Físico-Química e Matemática

As ciências surgem como uma área fundamental para o desenvolvimento dos alunos, enquanto futuros cidadãos, cujos saberes adquiridos ao longo do seu processo escolar serão fundamentais para o desenvolvimento de uma cidadania plena. Aliado a este facto, as disciplinas de Matemática e Físico-Química apresentam, por norma, uma taxa de insucesso maior, quando comparadas com outras disciplinas. É frequente os alunos demonstrarem dificuldades na compreensão e aquisição de alguns conceitos físicos e químicos, o que poderá dever-se ao facto de também apresentarem as mesmas dificuldades quanto aos aspetos matemáticos. Na verdade, o que acontece, muitas vezes, é que os conteúdos lecionados nestas disciplinas são transmitidos de forma estanque, inviabilizando um cruzamento entre os mesmos.

Assim sendo, planeou-se o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar, cujos objetivos visem: a aquisição de saberes transversais; o gosto pela Matemática, Física e Química; dar maior visibilidade à aplicação das ciências ao quotidiano; bem como desmistificar a ideia de que o estudo destas áreas é de difícil compreensão. O projeto passa, pois, por uma abordagem interdisciplinar entre a Matemática, a Física e a Química, referente ao 3º ciclo do ensino básico, em que os alunos realizam atividades/experiências cujos conteúdos sejam trabalhados à luz destas três áreas.

Para a concretização do projeto, num primeiro momento, procedeu-se ao cruzamento dos conteúdos das disciplinas de Matemática e Físico-Química, tendo por base os programas e metas curriculares do 7º ano de escolaridade das respetivas disciplinas. A operacionalização do mesmo desenvolve-se num tempo letivo semanal, incluído no horário dos alunos, com a orientação das professoras de Matemática e de Físico-Química.

São vários os materiais e recursos utilizados no âmbito deste projeto, assim como as atividades desenvolvidas pelos alunos. A título de exemplo, apresentam-se as imagens seguintes, que se referem-se à medição das grandezas necessárias para a determinação do valor da grandeza rapidez média.

As professoras

Diana Marques e Sandra Góis

foto